O QUE É A APICULTURA?

A apicultura é umas das atividades mais antigas do mundo. Há registros de que o homem conhece a abelha e seus produtos há milênios. Além disso, existem informações do manejo de abelhas do Egito, Mesopotâmia e Grécia.
Porém, por muito tempo a exploração da apicultura foi feita de forma muito rudimentar, fazendo com que, por exemplo, enxames inteiros fossem destruídos na colheita do mel. Assim, os mesmos precisavam ser refeitos a cada ano. Sendo assim, a apicultura se define na criação de abelhas com ferrão, com o objetivo de produzir mel, geleia real, própolis, pólen e cera. A apicultura acabou se tornando uma boa opção de renda para agricultores rurais. Isso porque, a apicultura não exige grandes espaços de terra assim como investimento. Ao mesmo tempo, o retorno do valor investido é muito rápido.
O QUE É PRECISO PARA INVESTIR EM UMA BOA APICULTURA?
Um dos pontos importantes antes de trabalhar com as abelhas, é investir em capacitação. Existem diversos cursos na internet muito simples e didáticos sobre a atividade.
Como vimos anteriormente, a atividade tem um custo baixo e um bom retorno. Normalmente, os materiais que são adquiridos no começo da atividade também duram um bom tempo e possuem um preço atrativo.
Alguns dos materiais para começar a ter seus próprios apiários são:
- Centrífuga de mel (ela serve para tirar o mel dos favos), clique aqui para ver as centrifugas;
- Fumigador (sempre antes de abrir as colmeias é necessário aplicar um pouco de fumaça, com o objetivo de amenizar a agressividade das abelhas), clique aqui para ver os fumigadores;
- Mesa Desoperculadora(desopercular os alvéolos dos quadros de mel),clique aqui para ver as mesas desoperculadoras;
- Derretedor de cera(derreter favos, limpar e eliminar as impurezas da cera de abelha), clique aqui para ver os derretedores de cera;
- Desoperculadora de mel (retira o opérculo, cera que reveste o local onde as abelhas depositam o mel), clique aqui para ver as desoperculadoras de mel;
Com esses materiais, é possível começar a criar o apiário e manejar as abelhas de forma correta. Além disso, se consegue obter o máximo do produto para venda.
DICAS PARA TER UMA BOA PRODUTIVIDADE
- Estabelecer uma programação anual de manejos.
- Nunca se esquecer da importância de preparar as colmeias antes do início das floradas.
- Manter apiários com um número de colmeias adequado para alta produção, mesmo que sejam poucas.
- Iniciar a alimentação suplementar de estimulação 50 dias antes da florada.
- Usar fotografias e filmagens nas colmeias é uma ótima maneira de registrar o comportamento das abelhas.